Outras plataformas:
28/04/2015 | 07:23:15

8ª Jornada de Psicologia debate o tema "O Psicólogo no Contexto Hospitalar"



A primeira noite de debates destacou o tema “A Atuação do Psicólogo em Unidades de Emergência”, a cargo da enfermeira do SAMU Nicéia Tiecher Zawaski, que atua como coordenadora da Urgência e Emergência do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, e o psicólogo do HPS de Porto Alegre, Edson Sá Borges.


Borges destacou a importância da psicologia clínica dentro das unidades de pronto-atendimento: “Este é um setting diferente do consultório, de uma enfermaria os dos quartos hospitalares. É um mundo à parte onde o principal desafio é pensar e agir muito rápido. Na emergência, um dos principais papeis do psicólogo é o diagnóstico e manejo de pacientes que tentaram ou estão em risco de suicídio, situações de maus tratos de crianças, de pacientes psicóticos ou violentos. O psicólogo precisa saber diagnosticar com muita agilidade e também ser muito ágil no atendimento, pois às vezes é uma situação em que o paciente pode fugir e, no caso do suicida, se matar em poucos instantes. É uma presença importante e que pode ser decisiva nestes momentos”, destaca.


Em relação à presença do psicólogo nas emergências, Borges que esta ainda é uma realidade apenas das grandes cidades. “Notamos que nas grandes capitais a psicologia hospitalar está mais presente, é mais aceita e dificilmente vamos ter um grande hospital que não tenha o psicólogo em seu cotidiano de atendimento. No interior é algo que ainda não existe”, complementa o palestrante. 


Segundo ele, outra importante questão que deve ser trabalhada tem ligação com o ambiente acadêmico. “Hoje os cursos não preparam o psicólogo para o contexto hospitalar, muito menos para atuação em uma emergência ou mesmo para avaliar pacientes com risco de suicídio nestes ambientes. Ainda é algo que está fora dos currículos e fora da prática de ensino, mas que é fundamental”, conclui Borges.



Confira a programação destas terça e quarta:


28/04/2015


A ATUAÇÃO DO/A PSICÓLOGO/A NA UTI-NEONATAL


19h 20min - FERNANDA BORGES DE MEDEIROS


Psicóloga formada pela UFRGS e Especialização em Psicologia em Hospital Geral pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Mestre e doutoranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação da UFRGS e integrante do Núcleo de Infância e Família (NUDIF). Experiência na área de Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. Atualmente, trabalha na saúde pública no atendimento de pessoas que vivem com HIV/AIDS.


20h45min- MARILÉIA STÜBE


Enfermeira formada pela UNIJUI, Mestranda do Programa de Atenção Integral à Saúde – UNIJUI/UNICRUZ, Pós- graduanda em Enfermagem em Pediatria em Neonatologia pela Wpós, Especialista em MBA em Auditoria em Saúde, pela UNINTER, Especialista em Oncologia Pela UNIJU). Atualmente trabalha na UTI Neo-natal do HCI de Ijui.


29/04/2015


A ATUAÇÃO DO/A PSICÓLOGO/A NO PROCESSO DA CIRURGIA BARIÁTRICA


19h20min – CLAUDIO ANTÔNIO BARILI


Medico formado pela UFSM, Residência Médica em Endocrinologia pelo HCPA, Mestre em Medicina Interna pela UFRGS, Fellow em Endocrinologia pela Oxford University.


20h45min- PAULA FELTRACO


Psicóloga formada pela URI. Especialista em Psicologia e Reeducação do Comportamento Alimentarpelo IPGS - Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde/FATO - Faculdades Monteiro Lobato.Realiza avaliação psicológicaa candidatos à cirurgia bariátricae acompanhamento psicológico pré e pós-operatório.Atua também comoPsicólogado GABA - Grupo de Apoio a Bariátricos de Santa Rosa/RS.Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Membro da IFSO - International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders.



 


Fonte: Redação
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!

AGENDA

10 de janeiro de 2020ÁRVORE SOLIDÁRIA
Local: Rádio Colonial - Três de Maio
08 de dezembro de 2019FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Local: Salão Paroquial Católico - Três de Maio
AGENDA COMPLETA


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK