Outras plataformas:
28/08/2016 | 16:28:21

Feira da Agricultura Familiar tem 227 expositores e inova com produtos orgânicos



Sempre um sucesso de vendas e de público, a Feira da Agricultura Familiar vai reunir este ano, na 18ª edição, 227 expositores de vinhos, sucos, queijos, embutidos, artesanato, plantas e flores, produzidos por 1.607 famílias de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. Entre as novidades dessa edição, está a ilha de produtos orgânicos. A feira foi aberta na tarde deste sábado (27), no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O pavilhão é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).


As famílias vêm de 131 municípios e os espaços de subdividem em 170 agroindústrias, 44 estandes de artesanato, nove expositores especializados em plantas e flores e quatro cozinhas para comercializar produtos da agricultura familiar. Os produtos orgânicos estão presentes na feira em 16 expositores das agroindústrias, com itens como sucos, chás, temperos, mel, rapaduras e cachaças com certificação.


Dos 227 expositores, 83% já estiveram em edições anteriores da feira, e 94% participam do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e utilizam o Selo Sabor Gaúcho, 38% empregam matéria-prima vegetal e 35% animal em seus produtos, e  15%  trabalham com produtos orgânicos. Em 2015, foram R$ 2,2 milhões em negócios na Feira da Agricultura Familiar. Para este ano, a expectativa é de que as vendas cresçam, ao menos, 5%.


Para o governador José Ivo Sartori, “estas 1.607 famílias que estão na Expointer são vitrine do Rio Grande que produz”. O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, afirmou que mais de 50% das pessoas das bancas são jovens e mulheres. “A agricultura familiar é responsável por 74% da mão de obra do campo e 70% dos alimentos que vão para mesa das pessoas”, enfatizou Minetto, lembrando ainda que o setor representa 27% do PIB gaúcho.


Na oportunidade, foi assinado contrato entre o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o superintendente do Banco do Brasil, Edson Bündchen, para o programa nacional de Crédito Fundiário, que possibilita aos trabalhadores, sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural com financiamento. Joel da Silva disse que parcerias fazem a diferença. “Precisamos estar juntos para ajudar as agroindústrias a se desenvolverem e procurarem novos mercados”. Em seguida, Bündchen recebeu uma placa da SDR pelos 100 anos do BB.


O secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil, José Ricardo Roseno, falou que o estado se destaca na produção da agricultura familiar. "O Rio Grande do Sul está em primeiro lugar na implementação do Pronaf”, informou.


Concurso de produtos


Para estimular e valorizar a produção agrícola do Rio Grande do Sul, a Feira da Agricultura Familiar terá mais uma edição do concurso de produtos da agroindústria familiar entre os expositores do pavilhão. O concurso vai avaliar nove categorias de produtos. São elas: queijo colonial, salame tipo italiano, mel, suco de uva integral/natural, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, cachaça prata, cachaça premium e cachaça extra-premium. As agroindústrias interessadas em participar podem fazer a inscrição neste domingo (28), das 9h às 18h, no estande da SDR, no Pavilhão da Agricultura Familiar. 


Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini


 

Fonte: Redação
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!

AGENDA

25 de janeiro de 2020BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA
Local: Esquina União/Progresso - Três de Maio
26 de janeiro de 2020ALMOÇO
Local: Comunidade Dom Pedro - Barrinha
1° de fevereiro de 2020BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA COM COXINHA DA ASA
Local: Consolata - Três de Maio
02 de fevereiro de 2020FESTA DOS NAVEGANTES
Local: Balneário Ilhas do Chafariz - Dr. Maurício Cardoso
15 de fevereiro de 2020BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA COM COXINHA DA ASA
Local: São Roque - Consolata
AGENDA COMPLETA


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK