Outras plataformas:
16/06/2017 | 14:35:01

Excesso de chuva provoca perda da safrinha de soja


Foto: Claudemir Ames / Emater

Depois de duas semanas parados, os produtores de trigo estão aproveitando o tempo seco para reiniciar o plantio. Na média do Estado, segundo a Emater, apenas 12% da área total foi semeada, bem abaixo dos 50% registrados na média dos últimos cinco anos.


Com o atraso é muito grande, há produtores desistindo da cultura, o que pode fazer a área total recuar ainda mais do que o previsto inicialmente. 


As chuvas intensas e persistentes do mês passado também causam prejuízos a soja safrinha. Quando as lavouras estavam prontas para serem colhidas, em meados de maio, começou a chover sem parar – acumulando 600 milímetros de precipitação no mês. O resultado do excesso de umidade é constatado agora: as plantas estragaram na lavoura, perdendo o valor comercial. Conforme a Emater, boa parte dos agricultores nem vão colher porque os grãos apodreceram.


Antes da chuvarada, a expectativa dos produtores era de colher em média 30 sacas por hectares – metade do rendimento da safra de ciclo normal.


Em toda a região, foram plantados cerca de 3 mil hectares de soja safrinha, logo após a colheita do milho, em janeiro. O volume representa menos de 1% da área total cultivada na região.


 

Fonte: Com informações do jornal Zero Hora
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK