Outras plataformas:
10/10/2017 | 20:40:25

FAHOR apresenta diagnóstico sobre Horizontina no Painel Cenários e Tendências


Fahor/divulgação

Na noite da segunda-feira, 9 de outubro, a FAHOR promoveu a 4ª edição do Painel Cenários e Tendências, realizado pelo Curso de Ciências Econômicas com apoio da ACIAP e Administração de Horizontina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


Nesta edição, o foco das análises econômicas realizadas pelos professores e pesquisadores da FAHOR esteve nos números de Horizontina. Os painelistas apresentaram dados e pesquisas sobre os investimentos em diversas áreas do setor público, trouxeram informações sobre emprego e renda, sobre o retorno de ICMS e o quanto retorna para o Município os investimentos realizados na indústria, no comércio e na agricultura/pecuária. Também foram abordadas questões legislativas, que tornam obrigatórias algumas aplicações de recursos e, por fim, uma visão geral do varejo e de como o Município pode melhorar sua economia, com olhares para novos tipos de negócios.


Um dos pontos destacados no Painel foi a qualificação da mão-de-obra local, tendo 18% da população empregada com Ensino Superior Completo, 8% com ensino superior incompleto e 42% com Ensino Médio completo. Entretanto, há necessidade de manter esses profissionais atuando no município e também, um desafio apontado é obter mais atratividade do conjunto (empresas de diversos setores da economia) que influencia tanto os visitantes quanto a permanência do consumidor local.


“O consumidor não escolhe apenas uma empresa, ou uma promoção. O consumidor aproveita todas as atrações que lhe são oferecidas numa oportunidade. Se viaja por motivo de exames, já aproveita para almoçar, para visitar lojas, supermercados, etc. Esse conjunto de atrações é que precisa ser desenvolvido com mais assertividade e assim, voltaremos a absorver toda essa renda que é investida em outras cidades”, comentou o professor Marcelo Blume, o qual defende a ideia que, conforme os números apresentados no Painel, se houvesse que escolher entre investir no varejo ou na indústria, para o bem do município, a escolha deveria ser o varejo.  


As informações foram apresentadas pelo economista, Mestre em Gestão de Organizações e Desenvolvimento e coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR, professor Stephan Sawitzki; pelo economista, mestre em Economia e consultor, professor Márcio Kalkman, pelo economista, advogado, Mestre em Direito, e Procurador do Município de Horizontina, professor Tiago Neu Jardim e pelo administrador, mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Marketing, professor e vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume.


O Painel foi acompanhado pelos alunos da FAHOR e pelos empresários associados da ACIAP, que lançou durante a noite, a programação dos 50 anos da Associação, que serão completados em 2018. “Lançamos essa programação já neste ano para que possamos celebrar essa data por um tempo maior, com diversas atividades, com parceria de muitos associados, e com o objetivo de oferecer algo a mais aos nossos clientes. Estamos felizes com os resultados de alguns projetos inovadores que serão desenvolvidos nessa comemoração e convidamos a comunidade a se engajar e participar da nossa programação”, destacou a diretora do Departamento do Jovem Empresário, Ana Lucia dos Santos.


Conforme a agenda da ACIAP, o próximo evento da programação acontece no dia 19 de outubro, próxima quinta-feira, no Café com o Associado, e terá o lançamento da Moeda HZ.


Ainda em outubro, dia 21, acontece o Dia da Criança Feliz com o 1º Sorteio do Promocional Natal Fantástico 2017 e apresentação do Robô de atendimento/recepção dos visitantes de Horizontina no Natal Fantástico. 


Postado por Paulo Marques

Fonte: Assessoria de Comunicação FAHOR
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK