Outras plataformas:
07/12/2017 | 13:59:56

Conferência Estadual do Solo e da Água vai até amanhã em Três de Maio



A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) promove nesta quinta-feira (7) a 3ª Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água, e na sexta-feira (8) o Dia de Campo com premiações. A abertura oficial do evento será as 9h30, na Setrem, em Três de Maio.


A primeira parte da programação do evento abordará os seguintes temas: “A pesquisa, o ensino e a transferência de tecnologia em uso, manejo e conservação do solo e da água no programa”, com Jorge Lemaisnki, da Embrapa, e Ivo Lessa, da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul; em seguida, a secretária adjunta do Meio Ambiente, Maria Patricia Mollmann, e Nelson Neto de Freitas trazem o assunto “Zoneamento ecológico-econômico do Rio Grande do Sul”.


Na parte da tarde, Elvison Ramos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Jackson Brilhante (Seapi) falarão sobre a contribuição do Plano ABC na conservação do solo e água, bem como as perspectivas e resultados. Na sequência, José Silvério, também do Ministério, apresentará a política nacional de uso, manejo e conservação do solo e da água. Ainda durante a tarde, os professores Ricardo Garcia e Celmar de Oliveira, da Uergs, comentarão sobre ações e resultados do Projeto Mais Água.


As atividades desse primeiro dia serão encerradas com o assistente técnico estadual em Solos da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck, que mostrará os resultados de 2017 e as ações para 2018 direcionadas ao uso, manejo e conservação do solo e da água. O técnico Jackson Fiorin, da CCGL, falará sobre a assistência técnica e a extensão rural referente às cooperativas. A professora Maria Inez Batista Ribas concluirá a programação deste dia com o tema “O ensino do solo e água na escola”, informando os resultados e as propostas para 2018 para a área educacional.


Na sexta-feira (8), será realizada visita à propriedade do produtor Félix Sartor, primeiro colocado no Concurso Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água, em Três de Maio. A programação terá início às 8h30, com visita às estações do campo. Às 12h30, no CTG Tropeiros do Buricá, ocorrerá o almoço e a entrega das premiações para agricultores, técnicos e jornalistas.

Fonte: Site da Secretaria Estadual da Agricultura
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK