Outras plataformas:
12/09/2018 | 13:14:26

Banrisul completa 90 anos neste 12 de setembro



Implantado em 1928 como banco público de crédito rural e hipotecário, cuja principal atividade era a realização de empréstimos de longo prazo, com garantia hipotecária, o Banrisul completa, hoje, 90 anos de fundação. Foi em 1931, após incorporar o Banco Pelotense, a Companhia passou à condição de arrecadadora de tributos do Estado do Rio Grande do Sul.


Nessas nove décadas como instituição, testemunhou uma série de acontecimentos iniciados já nos meses seguintes – como a grave crise mundial de 1929 – e que se estenderam pelo tempo, como as instabilidades internas, a II Guerra Mundial, os diversos planos econômicos e as oito mudanças de moeda circulante no Brasil. 


Capilarizado pelo território gaúcho, tendo prosseguido o seu processo de crescimento e consolidação, incorporou outras instituições financeiras públicas, como o Banco Real de Pernambuco, o Banco Sul do Brasil, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul) e a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Estado do Rio Grande do Sul (Divergs). Líder no mercado, alcançou, em 2017, o melhor resultado de sua história, com lucro líquido de R$ 1,05 bilhão, desempenho que vem se repetindo em 2018, quando o primeiro semestre também foi marcado pelo recorde de R$ 505,9 milhões.


Foi o presidente da República à época, Washington Luiz, que assinou decreto federal, em 28 de agosto de 1928, autorizando o funcionamento do Banco do Rio Grande do Sul, sua primeira denominação. Decreto estadual de 6 de setembro do mesmo ano, assinado pelo então presidente gaúcho, Getúlio Vargas, chancelou os estatutos. O início das operações, no dia 12 (seis dias depois), deu-se em salas cedidas pelo Tesouro do Estado, junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, em prédio idêntico ao do Theatro São Pedro, onde atualmente existe o edifício do Tribunal de Justiça. As informações são da coluna Almanaque do jornal Zero Hora.


A agência do Banrisul de Três de Maio, inaugurada no ano de 1976, conta atualmente com 19 colaboradores e quatro estagiários. 


 

Fonte: Redação
MAIS NOTÍCIAS


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK