Outras plataformas:
05/12/2018 | 16:56:33

Maioria dos consumidores se mostra fiel ao município nas compras de fim de ano



Em pesquisa de intenção de compras deste fim de ano, realizada pelos acadêmicos do curso superior de Administração da Setrem, a maioria dos consumidores disse que pretende comprar produtos no comércio local. O principal motivo, de acordo com a pesquisa, é a acessibilidade, ou seja, a facilidade de acesso ao ponto de venda.


A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do sexto semestre, durante o componente curricular de Prática Profissional III, entre os dias 15 de outubro e 10 de novembro. Foram ouvidos 1079 entrevistados nos municípios de Alegria, Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Dr. Maurício Cardoso, Horizontina, Independência e São José do Inhacorá. O grau de confiança é de 90% e a margem de erro é de 7%.


“O atendimento continua sendo um fator muito importante na decisão de compra, quando o motivo é comprar no comércio local ou fora dele”, acrescenta o professor e coordenador da pesquisa, Jesildo Lima. O preço e a variedade de produtos são os principais fatores que levam as pessoas a comprarem fora dos municípios onde residem.


Os principais itens que lideram a preferência dos consumidores da região são roupas, bazar (cama, mesa e banho), calçados, chocolates e bebidas. O destino das compras será para presentear membros da família.


Lima destaca também a diversidade na forma de pagamento. “Nos últimos anos cresceu a utilização dos cartões de crédito e débito, bem como de boletos e, consequentemente, tem diminuído o uso de cheques na nossa região”, destaca. Outro dado importante, destaca o coordenador da pesquisa, é o aumento de compras realizadas pela internet. “Nós temos municípios em que mais da metade da população já comprou via internet. O maior desafio é o consumidor fazer a primeira compra e quando este não o faz é por falta de acesso ou não conhecimento de habilidades para esta possibilidade”, explica.


A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), Secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser obtidas com o docente Jesildo Lima, pelo e-mail jesildo.lima@gmail.com ou pelo telefone (55) 99974-2669.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Setrem
MAIS NOTÍCIAS


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK