Outras plataformas:
25/10/2019 | 00:56:42

Greve dos servidores do Judiciário completa um mês



A greve dos servidores do Judiciário completou um mês nesta quinta-feira (24). A paralisação já superou as greves de 2012 e 2015, com duração de 22 e 21 dias, respectivamente. Em assembleia geral em Porto Alegre na terça (22) os trabalhadores decidiram pela continuidade da greve. 


Conforme a servidora Clarice Locatelli, que trabalha no Fórum da Comarca de Três de Maio, a paralisação segue por tempo indeterminado. 


- Ninguém quer que a paralisação se estenda. Nós já tivemos o ponto cortado desde o primeiro dia. Então, nós temos pressa que o TJ nos receba. Até porque nosso trabalho está lá nos esperando e se acumulando – afirma Clarice.


A mobilização, de acordo com o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado (Sindjus/RS), ocorre em protesto contra um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa. Se aprovada, a medida deve extinguir os cargos de oficial escrevente do quadro funcional do Tribunal de Justiça, substituindo-os por um cargo de técnico judiciário.


Segundo a categoria, os servidores que ocupam este cargo atualmente, e devem ficar em um "limbo funcional após a extinção".


— Teremos, em um mesmo local de trabalho, realizando as mesmas atividades, servidores com direitos e possibilidades e outros sem nenhuma perspectiva, criando uma situação absurda para os trabalhadores que hoje atuam na Justiça — argumenta o coordenador geral do Sindjus/RS, Fabiano Zalazar.


Segundo o sindicato, os trabalhadores do judiciário também "enfrentam cinco anos de congelamento salarial e falta de perspectivas de progressão na carreira".


Em relação ao impacto da paralisação, a categoria afirmou que "uma orientação prévia em caso de greve" mantém um mínimo de 30% efetivo em serviço em cada comarca.


"Os oficiais escreventes correspondem a 60% da força de trabalho na ativa na Justiça, e são quem efetivamente atende a população nos cartórios", afirmou o sindicato em nota.


 

Fonte: Redação
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!

AGENDA

25 de janeiro de 2020BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA
Local: Esquina União/Progresso - Três de Maio
15 de fevereiro de 2020BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA COM COXINHA DA ASA
Local: São Roque - Consolata
29 de fevereiro de 2020BOLETIM PREMIADO
Local: Rádio Colonial - Três de Maio
AGENDA COMPLETA


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK