Outras plataformas:
02/12/2019 | 13:13:23

Copatti diz que apenas setores administrativos da Saúde e Educação têm turno único



O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, estima que a economia com o turno único de trabalho dos servidores municipais será de R$ 60 mil a R$ 80 mil. Em entrevista sábado no programa Na Ponta do Lápis aqui na Colonial, o chefe do Executivo disse que ele próprio não concorda totalmente com a redução da jornada de trabalho, porém, reconhece que a medida ajuda a diminuir os gastos da prefeitura.


A economia mais significativa ocorre no uso de combustíveis nos veículos e máquinas pesadas do Município, que pode chegar a 20%, segundo o mandatário.


Copatti lembrou que as críticas ao turno único se devem ao fato de que os trabalhadores da iniciativa privada têm que desempenhar suas atividades em dois turnos durante o Verão, enquanto os servidores públicos municiais terão a jornada contínua e reduzida em duas horas.


- Discutimos a adoção do turno único com a equipe de secretários. Eu também tenho resistência à medida. Agora, é preciso considerar que o trabalho externo se torna muito difícil nos dias de calor intenso. Sem contar, o desgaste das máquinas. Então decidimos adotar a jornada contínua por mais tempo (dois meses) para as secretarias de Obras e Agricultura – explica Copatti.


O prefeito afirmou, porém, que as secretarias da Saúde e Educação não têm turno único. Portanto, a medida não vale para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) e para as escolas municipais, que vão manter o atendimento normal a população. Alguns programas da secretaria do Desenvolvimento Social também não atingidos.


Na secretaria do Desenvolvimento Social apenas os trabalhos administrativos terão expediente reduzido. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e na Casa da Cidadania o atendimento não muda.


O turno único na Prefeitura de Três de Maio entra em vigor no dia 2 de dezembro para os servidores das secretarias municipais de Obras e Agricultura que desempenham atividades externas. O horário de expediente será das 7h às 13h e vai até o dia 31 de janeiro.


Já nas demais secretarias municipais o turno único, também das 7h às 13h, começa dia 16 de dezembro e se estende até 17 de janeiro de 2020.


Nas secretarias em que a adoção da jornada ininterrupta possa acarretar prejuízos ao atendimento da população, principalmente saúde e educação, a decisão caberá ao titular de cada pasta, que poderá manter a jornada normal de trabalho.


De acordo com o Secretário de Administração, João Binicheski, o objetivo é reduzir custos e manter o equilíbrio financeiro.


 

Fonte: Redação
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!

AGENDA

10 de janeiro de 2020ÁRVORE SOLIDÁRIA
Local: Rádio Colonial - Três de Maio
08 de dezembro de 2019FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Local: Salão Paroquial Católico - Três de Maio
AGENDA COMPLETA


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK