Outras plataformas:
11/12/2019 | 18:49:16

Consumidor deve gastar mais nas compras de fim de ano, aponta pesquisa da Setrem


Eduardo Erthal/Assessoria Setrem

O consumidor deve gastar mais nas compras deste fim de ano. É o que aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pelos acadêmicos do curso superior de Administração da Setrem. Comparada a pesquisa do ano passado, deve haver um aumento de 5% a 13% nos valores, dependendo do município.


A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do sexto semestre, durante o componente curricular de Prática Profissional III, entre os dias 16 de outubro e 5 de novembro. Foram ouvidas 1485 pessoas de 11 municípios: Alegria, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Santa Rosa, São José do Inhacorá, Três de Maio e São Martinho. O grau de confiança é de 90% e a margem de erro é de 7%.


A maioria dos consumidores pretende gastar de R$ 101,00 a R$ 200,00 com itens de bazar (cama, mesa e banho) e roupas. “Mesmo sendo os mais indicados, a escolha por estes itens deve diminuir este ano, na comparação com 2018, havendo um aumento de produtos do tipo chocolates e bebidas”, observa o professor e coordenador da pesquisa, Jesildo Lima.


A origem dos valores também chamou a atenção na pesquisa. Se no ano passado o consumidor tirou dinheiro de aplicações e reservas, este ano as compras serão feitas com remuneração periódica, como os salários. Além disso, conforme a pesquisa, a maioria das compras será à vista. O uso dos cartões de crédito e débito também continuam crescendo na opção de formas de pagamento.


Lima destaca, ainda, o aumento do número de consumidores que citou a internet como principal meio de comunicação das ofertas, promoções e divulgação dos produtos, bem como o aumento de pessoas que já realizaram uma compra via comércio eletrônico. “Em Horizontina, por exemplo, observa-se que 67,72% dos entrevistados disseram que compram pela internet. Em 2018, este número era de 53,28%. E o principal motivo da compra é o preço, para a maioria dos municípios”, completa o professor da Setrem.


A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), Secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser obtidos com o professor Jesildo Lima, pelo e-mail jesildo.lima@gmail.com ou pelo telefone (55) 3535-4600.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Setrem
MAIS NOTÍCIAS
Anuncie em nosso site. Clique aqui!

AGENDA

29 de fevereiro de 2020BOLETIM PREMIADO
Local: Rádio Colonial - Três de Maio
08 de março de 2020TRADICIONAL FESTA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ
Local: Km 13 - Três de Maio
AGENDA COMPLETA


Rádio Colonial AM - 1460 Khz
Travessa Dr. Bruno Dockhorn, n°18
Centro - Três de Maio/RS
Cep: 98910-000
Fone/Fax: (55) 3535-1022

E-mails
· colonialam@gmail.com
· colonialouvinte@gmail.com (para ouvintes enviarem seus recados)
ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK