Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Agricultura

Chuva é presente de Natal para o produtor de soja, diz técnico da Emater.

  • 19/12/2016 - 06:28
Chuva é presente de Natal para o produtor de soja, diz técnico da Emater.
A chuva que cai desde ontem em Três de Maio anima os produtores de soja. A expectativa em relação a colheita da safra 2016/2017 é muito grande. Conforme o técnico da Emater do município, Leonardo Rustick, as precipitações que iniciaram na madrugada de domingo e seguem nesta segunda-feira são generalizadas e atingem todos os 26 mil hectares que foram plantados no município: “A chuva está sendo muito benéfica porque a soja está em estágio de desenvolvimento vegetativo inicial e, como é um cultura de verão, precisa de umidade e calor. Acho que podemos considerar um bom presente de Natal para os nossos produtores.
Vários agricultores de Três de Maio e região entraram em contato com a Rádio Colonial para informar o volume das precipitações registradas nas últimas 24 horas. Em São José do Inhacorá, o agricultor Ademar Rach registrou 50mm, Já a produtora Helena Bönemann informou que choveu 61mm em sua propriedade, localizada em Esquina Boa Vista, Independência. 
As chuvas irregulares registradas desde o início do mês já estavam deixando os agricultores preocupados. A volta da umidade também beneficia as pastagens e o milho, embora o cereal já esteja em uma fase mais avançada não sendo mais tão vulnerável a estiagens. O fenômeno La Niña que reduz o volume de chuva no Sul do Brasil durante o verão não está confirmado. Segundo o técnico da Emater Leonardo Rustick o ideal seriam chover, em média, de 20 a 25mm por semana a partir de agora.
Foto:Ricardo Bourscheid/Reprodução Facebook
Fonte: Reda