Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Saúde

Vacina contra HPV para meninos em T. de Maio só na próxima semana

  • 06/01/2017 - 08:02
Vacina contra HPV para meninos em T. de Maio só na próxima semana
O Ministério da Saúde divulgou em seu site que os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação de todo o país. No entanto, Três de Maio ainda não dispõe das doses em quantidade suficiente para dar início a campanha. Conforme a enfermeira Mirian Rascovetzki, a expectativa da secretaria municipal da Saúde é receber as vacinas na semana. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas.
O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.
 
Fonte: Reda