Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

BM dá dicas para evitar arrombamentos durante as férias

BM dá dicas para evitar arrombamentos durante as férias
  • 13/01/2017 - 07:16
Com a chegada das férias, muitas pessoas aproveitam para viajar. Porém, o menor movimento na cidade traz preocupação quanto à ação de arrombadores. Afinal, chegar em casa depois das férias ou mesmo ter o descanso interrompido porque ladrões fizeram a limpa onde você mora não é nada agradável, dói no bolso e ainda causa aquela terrível sensação de não estar seguro nem no próprio lar. 
O Capitão Paulo Rogério, comandante da BM em Três de Maio, alerta os veranistas que antes de viajar não cometam erros que podem ajudar na ação dos ladrões. Segundo ele, muitas pessoas acabam se esquecendo de pequenos detalhes que podem se tornar um grande problema a longo prazo, como deixar as luzes acesas. Os arrombadores percebem que as luzes estão sempre ligadas, um dos principais sinais de que não tem ninguém em casa.
Outra dica importante é cancelar temporariamente a assinatura de jornais ou revistas e solicitar para um vizinho recolher as correspondências para evitar o acúmulo destas na porta da casa, o que, geralmente, acaba chamando muito a atenção e revelando que o morador não está em casa. “Qualquer movimento estranho que um vizinho notar em uma casa na qual os moradores estão em viagem devem informar a Brigada Militar”, destaca o comandante.
Principais cuidados antes de viajar
– O básico e primordial antes de viajar é verificar se as portas e janelas estão bem fechadas, não deixar as luzes acesas e acionar alarmes caso estejam instalados.
– Escolha um vizinho de confiança ou alguma pessoa próxima para deixar uma cópia da chave. Ter uma pessoa para recolher as correspondências e olhar a residência com alguma periodicidade ajuda muito a prevenir assaltos.
– Deixe um telefone de contato para os parentes ou amigos. Se morar em condomínios, avise a administração.
– Se você tiver animais de estimação, mantenha-os em casa, mas desde que tenha alguém para tratá-los. Mesmo os animais de pequeno porte sinalizam quando ocorre alguma irregularidade suspeita.
– Procure deixar as cortinas fechadas, para evitar olhares. Se puder, deixe alguns vidros abertos para arejar a casa.
– Peça para um vizinho de confiança ou um parente visitar sua casa, abrir as janelas para arejar a casa e varrer a calçada. Um jardim abandonado e calçada repleta de folhas secas dão pistas de que a casa está vazia.
– Pessoas mal intencionadas podem tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém em casa. Se possível, desligue!
- Não é necessário comentar com mais de um vizinho que você pretende passar bastante tempo fora de casa. Escolha somente um de confiança para contar. Se comentar com mais de um vizinho, as informações podem ‘proliferar’ para fora da vizinhança.
 
Fonte: Reda