Horário sem programação!

Saúde

Vacinação contra o HPV para meninos ainda não iniciou em T. de Maio

  • 13/01/2017 - 07:34
Vacinação contra o HPV para meninos ainda não iniciou em T. de Maio
A vacinação contra o HPV para meninos em Três de Maio não iniciou hoje como a Rádio Colonial havia divulgado nesta quinta-feira (12). As doses destinadas para o município já estão disponíveis na 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) em Santa Rosa, mas o município não tinha providenciado na retirada das mesmas até às 10h desta sexta. 
As vacinas estarão disponíveis somente na comunidade na Unidade Central de Saúde. Podem se vacinar contra o HPV (papilomavírus humano) garotos entre 12 e 13 anos. O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.  A vacina confere 98% de eficácia no primeiro ano após a última dose – são duas doses que devem ser tomadas no intervalo de seis meses.
A vacina é quadrivalente, protegendo contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Os meninos devem receber a vacina para sua proteção contra os canceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.
Fonte: Reda