Horário sem programação!

Saúde

Inicia vacinação contra o HPV para meninos em Três de Maio

  • 17/01/2017 - 07:02
Inicia vacinação contra o HPV para meninos em Três de Maio
Podem se vacinar contra o HPV (papilomavírus humano) garotos entre 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias. Conforme a enfermeira Mirian Rascovetzki, a vacina está disponível na Unidade Central e nas Unidades de Saúde da Família (UBS’s) dos bairros Pró-Morar e Santa Rita. Numa primeira etapa, 100 doses foram enviadas ao município.
O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.  A vacina confere 98% de eficácia no primeiro ano após a última dose – são duas doses que devem ser tomadas no intervalo de seis meses.
A vacina distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente, protegendo contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Os meninos devem receber a vacina para sua proteção contra os canceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.
Outra mudança é que meninas que chegaram aos 14 anos sem a imunização também poderão se vacinar.
 
Fonte: Reda