Horário sem programação!

Geral

Previdência Social faz 94 anos hoje

  • 24/01/2017 - 07:55
Previdência Social faz 94 anos hoje
Há exatos 94 anos, em 24 de janeiro de 1923, era editado o Decreto nº 4.682 determinando a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para empregados de ferrovias, que ficou conhecido como Lei Elói Chaves, considerada o ponto de partida da Previdência Social brasileira. A partir de então se sucederam marcos legais que fixaram a história do sistema previdenciário brasileiro.
Presente em todas as etapas da vida, a Previdência Social é uma rede de proteção que garante benefícios desde o nascimento, com o salário-maternidade, até quando o segurado se retira do mercado de trabalho, com a aposentadoria, podendo ainda gerar uma pensão. No meio disso tudo, se ocorre algum acidente, há também o auxílio-doença e o auxílio-acidente, entre outros. A cada mês, somente no Regime Geral (INSS) são pagos, rigorosamente em dia, mais de 29 milhões de benefícios, que corresponde a aproximadamente R$ 34 bilhões.
Segundo o gerente da agência de Três de Maio, Cláudio Weiss, no município são pagos mensalmente 7.631 benefícios, que corresponde ao valor de R$ 7,6 milhões. O total de benefícios nos sete municípios da área de cobertura de Três de Maio (Boa Vista do Buricá, Independência, São Martinho, Três de Maio, Alegria, São José do Inhacorá e Nova Candelária) chega a 16.454 e o valor dos benefícios soma 15,4 milhões. Segundo Weiss, a agência local conta com sete servidores. Cinco deles atendem ao público e mais uma assistente social e um médico perito. “Hoje eu não consigo imaginar o Brasil sem o Regime Geral (INSS) da Previdência, estando presente em todos os momentos fatídicos ou não da vida dos brasileiros”, afirma Weiss.
 

 

Fonte: Reda