Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Agricultura

Colheita do milho é aberta com otimismo no RS

  • 29/01/2017 - 12:37
Colheita do milho é aberta com otimismo no RS
A safra 2016/2017 de milho deve chegar a mais de 5 milhões de toneladas. Por isso, foi em clima de otimismo que ocorreu a Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul, na Fazenda da Lagoa, no município de São Nicolau, na Região das Missões, na manhã deste sábado (28).
A área plantada nesta safra chegou a 806 mil hectares no Rio Grande do Sul, um aumento de 9% em relação à safra anterior. Os dados são da Emater/RS-Ascar e da Câmara Setorial do Milho, ligada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Segundo a Emater, a produtividade média deve ficar em 6.690 kg por hectare (kg/ha). Na safra passada, ficou em 6.406 kg/ha.
O governador José Ivo Sartori destacou o mérito "do capital humano, o produtor", que é o responsável por levar o alimento para a mesa dos gaúchos. Sartori também lembrou da importância da produção de milho para o estado. "O Rio Grande do Sul é um dos melhores produtores de semente do Brasil. A evolução das tecnologias nas produções agrícolas é muito elevada e tem demonstrado isso na qualidade dos grãos. Precisamos avançar ainda mais tecnologicamente para aumentarmos a potencialidade de produção. E esse é um esforço que estamos fazendo", destacou.
Sartori também falou sobre a grave crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Sul e se referiu às medidas adotadas para modernizar o Estado. "O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a implementar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse esforço é reconhecido pela União", afirmou.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, enfatizou que a colheita é um momento de confraternização e celebração "porque chegamos no ponto final de todo o esforço dos produtores para chegar até aqui". Polo também citou as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado para priorizar e ajudar os produtores na rotação de culturas, como por exemplo, o Programa Solo e Água, coordenado pela Secretaria.
O presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho), Cláudio Luis de Jesus, lembrou dos benefícios da evolução tecnológica para as lavouras e das boas políticas públicas, para o setor.
O milho é o principal insumo da produção animal e é também utilizado na alimentação humana. O Rio Grande do Sul é o sexto maior produtor de milho no Brasil, sendo a região Noroeste e das Missões as maiores produtoras do grão.
Estiveram presente, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen; o prefeito de São Nicolau, Ricardo Miguel Klein; os deputados federais, Jerônimo Goergen e Luis Carlos Heinze; e outras autoridades.
Foto: Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

 

Fonte: Site do Governo do Estado do RS