Ouça agora

RADIOJORNALISMO

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

Otimismo marca colheita de melão e melancia no Noroeste do RS

Otimismo marca colheita de melão e melancia no Noroeste do RS
Foto: Reprodução
  • 12/02/2017 - 09:01
Os agricultores que apostaram no cultivo do melão e da melancia em Tuparendi, no Noroeste do Rio Grande do Sul, começam a colheita com otimismo. Com a colaboração do clima na época do desenvolvimento, as frutas, típicas do verão, estão vindo com qualidade. 
Na propriedade do agricultor Lino Konzen, o ritmo da colheita está acelerado e ele espera colher sete mil quilos de melão e 15 mil quilos de melancia. "O mercado é bastante consumidor dessas frutas, as pessoas gostam tanto do melão quanto da melancia", afirma Lino. 
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na Região Noroeste do estado foram cultivados quase 60 hectares só com melancia. Esse total representa cerca de 166 famílias que assim como Lino, apostaram na cultura da fruta. A Emater ainda afirma, que no caso do melão, foram 63 hectáres e a expectativa é colher 695 toneladas da fruta nesta safra na região. O preço médio do kg da melancia no Rio Grande do Sul é de R$ 1,20, enquanto o melão é vendido por R$ 2,80.
O calor típico da estação favorece tanto na venda quanto na qualidade fruta. "Ano passado foi muito ruim para produção de frutas em geral. Esse ano é bem diferente. Temos chuvas mais ou menos regulares e períodos secos prolongados. Então isso proporciona um melhor desenvolvimento e uma maior insolação. Tem um maior teor de açúcar dentro das frutas", explica o engenheiro agrônomo da Emater Gilmar Vione.
Postado por Paulo Marques
Fonte: G1