Horário sem programação!

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 10 de abril

  • 30/03/2017 - 14:44
Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 10 de abril
A campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 10. Têm direito a vacina gratuita pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, indígenas, pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, trabalhadores da área da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, detentos e funcionários do sistema carcerário, e professores da rede pública e privada.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal da Saúde de Três de Maio, enfermeira Mirian Rascovetski, na primeira semana serão priorizados profissionais da área saúde, pois são eles que terão contato direto com pacientes infectados. A campanha, que inicia 15 dias antes em relação a 2016, vai até o dia 26 de maio. “As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade das 8h às 17h e nas do interior do município das 8h às 15h”, destaca Mirian.
A principal novidade em relação aos anos anteriores é a decisão do Ministério da Saúde de vacinar também professores da rede pública e privada. Já os portadores de doenças crônicas devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
É preciso lembrar que após a vacinação ainda são necessários 30 dias para atingir o pico máximo de proteção, o que significa que quanto antes a pessoa se vacinar, melhor. Assim, quando chegar o período de maior circulação do vírus, geralmente entre maio e junho, os níveis de anticorpos estarão adequados. O Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, conhecido como dia D, está marcado para seis de maio.
Fonte: Reda