Horário sem programação!

Saúde

Vacinação contra a gripe inicia segunda-feira para trabalhadores da saúde

  • 07/04/2017 - 14:25
Vacinação contra a gripe inicia segunda-feira para trabalhadores da saúde
A 19ª campanha nacional de vacinação contra a gripe inicia segunda-feira (10). Na primeira semana vão ser priorizados os profissionais de saúde, pois são eles que terão contato direto com pacientes infectados. A campanha, que inicia 15 dias antes em relação a 2016, vai até o dia 26 de maio. O Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, conhecido como dia D, está marcado para seis de maio.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal da Saúde, enfermeira Mirian Rascovetski, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da cidade das 8h às 17h e nas do interior do município das 8h às 15h. 
A vacina disponível em 2017 tem diferença em relação ao ano anterior, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é produzida pelo Instituto Butantan e Instituto Butantan/Sanofi Pasteur-França
A proteção oferecida é de aproximadamente um ano. Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade global por influenza. A vacina pode ser administrada com qualquer intervalo e de forma simultânea com outras vacinas e medicamentos, sendo contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em dose anterior ou reações alérgicas graves ao ovo de galinha ou seus derivados.
Neste ano, a novidade é que professores das redes pública e privada estão entre os que receberão a dose. Também devem ser imunizados idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, população indígena, pessoas entre cinco e 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, apenados e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Foto: Arquivo Palácio Piratini 
Fonte: Reda