Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

Horizontinense colhe mamão gigante cultivado com resíduo orgânico

Horizontinense colhe mamão gigante cultivado com resíduo orgânico
Foto: Paulo Staziaki/Jornal Folha Cidade
  • 15/05/2017 - 09:00
O horizontinense Orlando Felten, mais conhecido por “barbeiro” é uma das pessoas que aproveita os resíduos orgânicos domésticos como restos de alimentos, erva mate, cascas de frutas e legumes como adubação.
Após compostar e aguardar o processo de cura do resíduo para que ganhe fertilidade, a família faz o cultivo de frutas, verduras e flores para o consumo próprio e embelezamento da casa.
Neste ano em especial, chama atenção no quintal dos Felten uma carga exuberante de mamões em dois pés cultivados com base no fertilizante natural. Felten já colheu um super-mamão e a carga que resta tem mais de 50 frutas, das quais 30 todas de tamanho graúdo.
A semente do mamoeiro veio do Mato Grosso. Orlando conta que ganhou de um familiar e amigo e as plantou. O primeiro e maior exemplar da carga ganhou espaço e atraiu quem passava pela barbearia no último final de semana.
Não perder nenhuma fruta
Os saborosos e saudáveis frutos serão divididos com familiares, amigos e até clientes da tradicional barbearia, diz satisfeito Felten. Sobremesa, in natura, fazer geleia ou schimier, não faltam sugestões para o aproveitamento. Até os pássaros, presença constante em seu quintal,  poderão saborear um que outro, pois a natureza foi generosa e conviver em harmonia com ela será uma forma de agradecimento. O que não pode, diz Felten, é deixar se perder.
Postado por Paulo marques
Fonte: Jornal Folha Cidade