Sete municípios da Região Noroeste decretaram situação de emergência em razão das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil do Estado, no total dez prefeituras decretaram situação de emergência e a chuva causa transtornos em 56 cidades localizadas em diferentes regiões.
No Noroeste estão em emergência Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Tenente Portela e Panambi. Conforme a chefe de Gabinete da Prefeitura de Santo Augusto Marlise Sperotto os prejuízos no município chegam a R$3 milhões. O pedido do município já foi pela Defesa Civil do Estado e também pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Devido a previsão de mais chuva, a prefeitura cancelou os eventos que estavam programados amanhã (30), data em que Santo Augusto comemora 58 anos.
O cálculo, porém, ainda pode subir ao longo desta segunda-feira (29), uma vez que seis prefeituras (Porto Porto Lucena, Redentora e Ajuricaba) avaliam se há condições de decretar estado de emergência.
A previsão é de que a chuva continue e a temperatura caia na próxima semana no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (29), o tempo instável deve prevalecer.