Ouça agora

AVISOS E COMUNICAÇÕES

com ELISIANE LUDWIG

Geral

Vacinação contra gripe é aberta para toda a população

Vacinação contra gripe é aberta para toda a população
  • 29/05/2017 - 14:52
A Secretaria Estadual da Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira (29) que a vacinação contra a gripe em postos está aberta a toda a população no Rio Grande do Sul. A campanha nacional, que começou em abril, imunizava antes somente as pessoas que pertenciam aos grupos de risco. As doses continuam sendo aplicadas até 9 de junho.
Conforme o secretário João Gabbardo dos Reis, 78,63% dos integrantes do grupo de risco foram vacinados no estado até o momento, o que corresponde a 2,750 milhões de pessoas. A meta é chegar a, pelo menos, 90%.
"Nossa orientação é que a partir da tarde as pessoas em geral já possam procurar as unidades de saúde para vacinação. Continuamos priorizando os grupos que integram o público alvo, mas pela primeira vez abriremos a todos que queiram se vacinar", diz Gabbardo.
De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde, sete pessoas morreram em razão da gripe neste ano no estado.
Entre as pessoas que morreram, a maioria tinha mais de 60 anos e apresentava comorbidades (mais de uma doença), além de não terem se vacinado nos últimos 12 meses. Três não usaram o medicamento oseltamivir, conhecido como tamiflu. Entre os que usaram medicação, a secretaria informa que apenas um o fez corretamente, em menos de 48 horas do início dos sintomas.
Foto: Reprodução Internet

 

Fonte: Reda