O hábito de um dos moradores de Paraí, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, tem dado o que falar e levado o nome da cidade até para fora do Brasil. É que há nove anos o Pituco, um cachorrinho vira-lata que é cego de um olho, vai até uma pet shop da cidade para buscar a ração dele. São cerca de 300 metros que ele percorre tão rápido que é quase impossível acompanhar.
A dona do Pituco, a aposentada Rosângela Trevizan, de 55 anos, conta que o hábito começou de forma espontânea. “Eu estava com o pacote na mão. Ele pegou e se mandou para casa”, lembra.
Quem entrega a ração é a médica veterinária e dona da pet shop, Ana Paula Pian, de 29 anos. A dona do cãozinho até o acompanha, mas só para pagar a conta. “Diariamente incentivava: 'Pituco, leva'. Sem forçar, foi espontâneo. Ele é muito esperto. Ele se destaca, realmente”, comenta.
A vizinha e cabeleireira Nádia Trevizan, de 40 anos, considera a cena é muito engraçada. “Ele entra rapidinho e sai, muito assim, disfarçadamente. É impressionante ver o que ele consegue fazer”.
Na cidade, Pituco é conhecido e nem precisa de muitas apresentações. “Ele é muito amigo, muito querido. Ele participa muito da nossa rotina, da nossa vida, do nosso dia a dia”, conta a professora Marta Trevizan, 54 anos. O administrador Joel Batistel, 46 anos, confirma. “Todo mundo chama por ele. Está passando pela rua, todo mundo chama, ou seja, conhece”.
Postado por Paulo Marques