A secretária de Políticas da Mulher de Três de Maio, Márcia Herbertz, negou que as mulheres do município estejam sem atendimentos especializados no Centro de Referência Flor de Liz. Segundo ela, uma assistente social trabalha todos os dias no local no acolhimento de quem procura o centro. Já uma psicóloga contratada pelo Consórcio Regional de Saúde atua 16 horas por semana.
A vereador Vera Kühler (PP) criticou a falta de advogada e psicóloga no Centro Flor de Liz, em seu proncunciamento em Plenário, na sessão da Câmara realizada segunda-feira (14). Ex-titular da pasta, Vera disse que havia recebido reclamações de mulheres que também não estavam mais tendo acesso a cursos profissionalizantes.
A secretária garante também que as mulheres que procuram ajuda vêm contando com o suporte técnico de advogadas do próprio município. De janeiro até julho, já foram registrados em torno de 1,6 mil procedimentos. “O Centro de Referência da Mulher Flor de Liz não está descoberto como foi divulgado. Nenhum caso, que chegou até nós, deixou de ser atendido”, afirmou Márcia.
A secretária também garante que os cursos de qualificação visando a geração de renda jamais deixaram de ser oferecidos para as mulheres do município. Márcia aproveitou para criticar a gestão anterior que, segundo ela, não tinha controle sequer do uso do automóvel cedido pelo governo estadual para a pasta. “Não encontramos um caderninho sequer com anotações com o nome dos motoristas e os roteiros em que foram utilizados o carro”, criticou a secretária.
Ela anunciou ainda que a administração municipal tem a intenção de realizar concurso público, ainda sem data prevista, para que a Secretaria da Mulher possa ter o seu próprio quadro de servidores.