Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Centro Regional de AVC começa a funcionar em Santa Rosa em 2018

Centro Regional de AVC começa a funcionar em Santa Rosa em 2018
  • 14/12/2017 - 12:18
A região terá uma estrutura de urgência e emergência específica para pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e complementará uma rede já existente junto ao Hospital Vida & Saúde, em Santa Rosa, que inclui Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Tratamento Intensivo, Pronto-Socorro e Neurocirurgia. A expectativa é de que o novo setor entre em funcionamento no próximo ano. As informações são do Jornal Correio do Povo.
O diretor técnico do estabelecimento de saúde, Fernando Bergmann, explica que o Centro de AVC será coordenado por um neurologista. “O paciente chegará por meio da UPA e será encaminhado ao Centro. Se chegar com até três horas do início dos sintomas, existe a possibilidade de desobstruir artérias com medicação específica”, revela. Bergmann destaca ainda que o serviço modifica a qualidade de vida do usuário, pois, sendo possível desentupir a artéria, ele volta a movimentar a parte do corpo afetada e poderá então retomar sua vida normal.
O serviço para o município de Santa Rosa foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é realizar o atendimento especializado e diferenciado dos pacientes com diagnóstico de AVC ou com sintomas da doença. A diretora do Hospital Vida & Saúde, Vanderli de Barros, acompanhou a homologação, em Porto Alegre, juntamente com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Anderson Mantei, o delegado da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde Valdemar Fonseca e a técnica da 14ª CRS Karina Kucharski. Vanderli avalia que esse será mais um importante serviço para a região. “Com esta conquista, Santa Rosa passa, também, a ser referência no atendimento do paciente com AVC.”
O projeto do Centro está aprovado tecnicamente. Agora, prosseguem os trâmites no Ministério da Saúde, que deve realizar as publicações de portarias e a destinação financeira.
Fonte: Com informa