Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Saúde

Duas cidades do Noroeste registram picadas de escorpião amarelo

Duas cidades do Noroeste registram picadas de escorpião amarelo
  • 17/04/2018 - 22:47
Dois municípios da Região Noroeste já registraram acidentes com picadas de escorpião amarelo em 2018. Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que houve picadas nos municípios de Horizontina e Cerro Largo. Os casos foram no mês de março e não houve mortes.
No fim do ano de 2016, o Ministério da Saúde, juntamente com a Vigilância Ambiental da SES, realizou uma capacitação para representantes das coordenadorias regionais de Saúde e prefeituras para que fosse implantado o trabalho de Controle e Vigilância do escorpião amarelo no Rio Grande do Sul.
O escorpião amarelo é altamente venenoso e seu veneno pode ser fatal, principalmente em crianças. Em caso de picadas, a orientação é procurar atendimento médico, contatar a Vigilância em Saúde e tentar matar o escorpião – sempre com um calçado fechado para evitar a picada.
Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).
O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) atende 24h pelo telefone 0800-721-3000 e pode ser acionado tanto por profissionais de saúde quanto pela população em geral. 
O escorpião amarelo gosta de lugares úmidos, escuros e onde haja baratas, que servem como alimentos – por isso, é importante que as casas sejam mantidas limpas.
 
Fique de olho
- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
- Mantenha camas e berços afastados da parede.
- Evite que lençóis toquem no chão.
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
 
Para manter o bicho longe
- Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
- Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.
 
Fonte: Reda