Ouça agora

VOZ DO BRASIL

com A VOZ DO BRASIL

Saúde

Número de mortes por gripe A e B sobe para 37 em SC em 2018

Número de mortes por gripe A e B sobe para 37 em SC em 2018
Lavar as mãos com frequência também é uma forma de prevenção contra a gripe (Reprodução/RBS TV)
  • 03/08/2018 - 09:30
O número de mortes por gripe A e B em Santa Catarina em 2018 subiu de 33 para 37, segundo boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) nesta quinta-feira (2). A maioria das vítimas tinha algum fator de risco.
No total, 359 pessoas tiveram gripe A ou B no estado este ano. A doença foi registrada em 88 cidades de Santa Catarina.
Foram registradas mortes em 24 municípios catarinenses:
Florianópolis e São José: quatro mortes cada
Jaraguá do Sul: três mortes
Barra Velha, Blumenau, Itajaí, Joinville e Vidal Ramos: duas mortes cada
Houve uma morte em cada uma dessas cidades: Antônio Carlos, Araquari, Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Guatambu, Içara, Imbituba, Lages, Leoberto Leal, Nova Trento, Palhoça, Pomerode, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Miguel da Boa Vista e Videira
Prevenção
Como prevenção à gripe, o órgão recomenda lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas.
A Dive-SC também orienta que sejam mantidos limpos com álcool objetos e superfícies que tenham contato direto com mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos e que não sejam compartilhados objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
Sintomas
O diretor da Dive-SC, Eduardo Macário, enfatizou que é importante que a pessoa procure atendimento quando tiver os sintomas. "Não fique em casa, mesmo se tiver sido vacinada. Procure uma unidade de saúde para fazer o primeiro atendimento, para ver se há necessidade do uso do antiviral, além de outros medicamentos", afirmou.
Os sintomas da doença são:
febre
falta de ar
tosse
dor de cabeça
dor de garganta
dor no corpo
Postado por Paulo Marques
Fonte: G 1