Horário sem programação!

Saúde

Setembro Amarelo alerta para prevenção do suicídio

Setembro Amarelo alerta para prevenção do suicídio
  • 06/09/2018 - 13:20
O mês de setembro marca a luta contra o suicídio, um grave problema de saúde. Por muito tempo evitava-se falar sobre o assunto para não estimular mais casos. Atualmente, a estratégia da Campanha Setembro Amarelo, realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), é justamente mobilizar a sociedade para a prevenção. 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.
Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. Na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade.
Há alguns sinais que podem ser identificados por familiares e amigos como sendo de risco, auxiliando no diagnóstico e, portanto, na assistência. É preciso compreender que a depressão e o suicídio não são uma estratégia infantil da pessoa para chamar a atenção, nem frescura.
As pessoas que estão pensando em cometer suicídio muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda. Por essa razão, o CVV, uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio, promove o Setembro Amarelo. 
Na manhã desta quinta-feira (6) as integrantes do CVV de Três de Maio Jacira Taborda e Cláudia Demo, convidaram a comunidade para participar da Caminhada pela Vida que vai ser realizada no dia 28 deste mês. Elas também pediram o apoio do comércio para expor nas vitrines das lojas a cor amarela para chamar a atenção das pessoas para a campanha de prevenção ao suicídio. Conforme elas, no próximo dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 
 
Fonte: Reda