Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Política

Projeto de lei de iniciativa popular quer limitar diárias da Câmara

Projeto de lei de iniciativa popular quer limitar diárias da Câmara
  • 27/05/2019 - 13:45
Um projeto de lei de iniciativa popular busca limitar o uso de diárias na Câmara de Vereadores de Independência. Há uma semana, os idealizadores do projeto estão recolhendo assinaturas de apoiadores para que a proposta seja levada adiante e encaminhada à Câmara de Vereadores. 
O autor do projeto, Odirlei Peixoto, explica que além de reduzir as diárias da Câmara Municipal, a iniciativa quer equiparar o salário dos vereadores ao piso de professor da rede municipal e reduzir em 30% os salários do prefeito, vice e de secretários municipais. Segundo ele, caso o projeto seja aprovado no Legislativo, serão economizados R$ 542 mil por ano. A ideia é que este valor seja aplicado na educação, saúde e em obras que beneficiem a população. 
Os vereadores e funcionários da Câmara de Independência gastaram R$ 113,5 mil com diárias no ano passado. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência. Conforme levantamento do Ministério Público de Contas (MPC), foi o Legislativo que mais desembolsou em viagens entre os 20 municípios da região. 
Em 2015, um projeto de iniciativa popular para reduzir o salário dos vereadores de Três de Maio foi considerado inconstitucional e arquivado pela Mesa Diretora.
 
Fonte: Reda