Ouça agora

HORA CATÓLICA

Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Política

Comissão retira tributação previdenciária sobre exportações do agro

Comissão retira tributação previdenciária sobre exportações do agro
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
  • 05/07/2019 - 12:38
E a comissão especial da Câmara que analisou a proposta de reforma da Previdência restabeleceu, na madrugada desta sexta-feira (5), a isenção tributária sobre produção agrícola exportada. 
A medida reduz em cerca de R$ 80 bilhões a economia prevista com a reforma nos próximos 10 anos. A exportação da produção rural é isenta de contribuições atualmente, mas a reforma da Previdência eliminaria esse benefício da Constituição. As informações são do site GaúchaZH.
Por 23 votos a 19, os parlamentares retiraram a possibilidade de que exportações agrícolas estejam sujeitas à incidência de contribuições previdenciárias.
Antes da votação do destaque, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência, disse ser contrário à modificação no texto. 
O destaque também excluiu trecho que impediria a remissão ou prorrogação de dívidas fora da folha de pagamento, entre as quais as do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
O texto foi aprovado com apoio do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A líder do governo, Joice Hasselmann (PSL-SP), justificou que a mudança ocorreu após um acordo com partidos do Centrão. De acordo com ela, a aprovação do destaque garantiria que o relatório de Samuel Moreira passasse na comissão.
A oposição acusou o governo de incoerência, já que a alteração reduzirá a arrecadação federal.
 
Fonte: Reda