Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

Trabalhadoras rurais protestam em Brasília

Trabalhadoras rurais protestam em Brasília
Reprodução Facebook/Contag
  • 14/08/2019 - 14:01
Nesta quarta-feira (13), a capital federal recebe cerca de 100 mil participantes da Marcha das Margaridas 2019, que reúne especialmente mulheres do campo. 
O ato conta com a participação de agricultoras familiares, ribeirinhas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, camponesas, quebradeiras de coco, trabalhadoras urbanas e dos movimentos feministas e de mulheres indígenas.
Em sua sexta edição, o evento traz este ano uma plataforma política em vez de uma pauta. O documento, produzido a partir de diálogos e debates com mulheres da base, reafirma a defesa de temas como a terra, a água, as práticas agroecológicas, as políticas de educação e saúde, o combate à violência de gênero, além da Previdência Social.
Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anísia Schast Trevisan, quarente mulheres da Regional da Fetag de Santa Rosa estão em Brasília desde ontem.
Anísia lembra que o nome da marcha presta homenagem à Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região. Por mais de dez anos à frente do sindicato, Margarida lutou pelo fim da violência no campo, por direitos trabalhistas como respeito aos horários de trabalho, carteira assinada, 13º salário e férias remuneradas.
 
Fonte: Reda