Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ELISIANE LUDWIG

Agricultura

Aberta oficialmente a colheita do trigo no Rio Grande do Sul

  • 07/10/2019 - 01:15
Aberta oficialmente a colheita do trigo no Rio Grande do Sul
Site da Fenatrigo/Reprodução
Foi aberta oficialmente no sábado (5) em Cruz Alta a colheita do trigo no Rio Grande do Sul. A solenidade, no campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, que representou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Covatti Filho pediu o apoio de diversos setores da economia ao projeto de lei do novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul, encaminhado pelo governador Eduardo Leite para discussão e votação na Assembleia Legislativa. A medida busca "desburocratizar" a máquina estatal e equilibrar proteção ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
Também participaram do evento, o prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto, deputados federal, Pedro Westphalen, e estadual, Ernani Polo, reitora da Unicruz, Patrícia Bianchi, gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Vito Cembranel, presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, presidente da Fenatrigo, Moacir Medeiros, e presidente da Associação Fenatrigo, Jorge Marquesan Júnior.
Projeções da Emater/RS apontam crescimento de 4,12% na área (739,4 mil hectares) cultivada com trigo nesta safra no Rio Grande do Sul, em relação a safra do ano passado (710,1 mil hectares). Em relação à produção, as lavouras gaúchas deverão produzir 1.620.894 toneladas. A área de cultivo de trigo no Rio Grande do Sul corresponde a 37% da área brasileira de plantio com o grão.
Em Três de Maio, as primeiras lavouras colhidas na semana passada apresentaram rendimento médio acima de 50 sacas por hectare. A qualidade do trigo também é considerada satisfatória. No entanto, choveu bastante na sexta-feira e no sábado e neste período final a cultura é muito sensível ao excesso de umidade. A expectativa é de que o tempo colabore a partir de agora.
 
Fonte: Com informa