Ouça agora

NA PONTA DO LÁPIS

com ALEXANDRE DE SOUZA

Regional

Milhares de fiéis participam da procissão de Navegantes em Porto Mauá

  • 03/02/2020 - 12:58
Milhares de fiéis participam da procissão de Navegantes em Porto Mauá
Devotos de várias cidades percorreram as ruas de Porto Mauá para fazer homenagens a Nossa Senha dos Navegantes neste domingo (2). Eles carregaram a imagem da santa como uma forma de agradecer pelas graças alcançadas da Capela até o Pavilhão onde foi realizada uma festa comunitária. A procissão une fiéis no município há 89 anos. 
Os organizadores estimam que em torno de oito a dez mil pessoas participaram do evento religoso.
Nossa Senhora dos Navegantes também foi homenageada nas águas. Vários barcos acompanharam a imagem da santa, que é protetora dos pescadores, pelo Rio Uruguai.
A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta à Idade Média, na época das Cruzadas, e está intimamente ligada ao título “Estrela do Mar”. Naquele tempo, os cruzados atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares santos dos infiéis.
Tendo em vista os perigos que enfrentariam, esses bravos homens invocavam a Santíssima Virgem Maria pelo nome de “Estrela do Mar”, pois, sob esse título, ela era conhecida como aquela que protegia os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a sua chegada.
Antes das travessias, os navegantes participavam da Santa Missa, na qual pediam proteção de Nossa Senhora dos Navegantes para enfrentar, com coragem, os perigos do mar, as tempestades e os ataques dos piratas.
Com o início das grandes navegações, por parte dos portugueses e espanhóis, e a descoberta de novas rotas comerciais e terras pelo mundo, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes cresceu ainda mais e chegou a terras cada vez mais longínquas. Sob esse título, a Santa Virgem é a padroeira dos navegantes e dos viajantes, e é também chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem.
 
Fonte: Reda