Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT - CORRESPONDENTE YPIRANGA

com REDE GAÚCHA SAT

Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Saúde

Santa Rosa tem primeiro caso suspeito do novo coronavírus

Santa Rosa tem primeiro caso suspeito do novo coronavírus
  • 02/03/2020 - 13:52
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) informou na manhã desta segunda-feira (2) que foi registrado um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município. De acordo com a fundação, trata-se de uma pessoa do sexo feminino, na faixa etária dos 50 anos, que esteve na Itália e retornou a Santa Rosa.
Ainda segundo o comunicado, a paciente recebeu o atendimento médico previsto no protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e encontra-se em bom estado de saúde em isolamento domiciliar.
“Os procedimentos determinados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual foram realizados e estamos no aguardo de resultados de exames para comprovação”, afirma o comunicado. “Salientamos que o governo municipal antecipou medidas preventivas de atendimento se necessário fosse com a criação de um grupo de monitoramento do novo coronavírus, bem como capacitando e orientando profissionais de saúde”, destaca a nota.
A FUMSSAR informou ainda que com o surgimento de um caso suspeito as equipes estão com o alerta redobrado, mas que não existem motivos para pânico por parte dos munícipes. A fundação reforçou que todas as informações serão repassadas à comunidade através de comunicados oficiais, não sendo reconhecidas falas e ou postagens isoladas em redes e mídias sociais.
Leia o comunicado da FUMSSAR:
COMUNICADO
A  FUMSSAR vem através do presente comunicar a  população em geral que nesta data foi registrado um caso suspeito do novo Coronavírus no município. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, na faixa etária dos 50 anos, que esteve na Itália e retornou a Santa Rosa, por isto já vinha sendo monitorada pela vigilância do município, no decorrer do monitoramento a paciente apresentou os  sintomas atendendo os critérios do Ministério da saúde como caso  suspeito, sendo notificado e seguindo protocolo estabelecido. A paciente foi atendida encontra-se em bom estado de saúde em isolamento domicilair.
Informamos ainda que todos os procedimentos determinados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual foram realizados  e estamos no aguardo de resultados de exames para comprovação.
Salientamos que o governo municipal antecipou medidas preventivas de atendimento se necessário fosse com a criação de um grupo de monitoramento do novo Coronavírus, bem como capacitando e orientando profissionais de saúde.
Com o surgimento de um caso suspeito as equipes estão em alerta redobrados, mas que não existe motivos para pânico por parte dos munícipes, todas as informações serão repassadas a comunidade através  de comunicados oficiais, não sendo reconhecidas falas e ou postagens isoladas em redes e mídias sociais.
                                     
Santa Rosa,02 de março de 2020.
Alice Klein                                                                  Délcio Stefan
Diretora de Atenção Primária                                 Presidente da FUMSSAR

 

Fonte: Reda