Ouça agora

NA PONTA DO LÁPIS

com ALEXANDRE DE SOUZA

Regional

Três Passos ganha estrutura inédita na área da saúde no país

  • 09/03/2020 - 13:03
Três Passos ganha estrutura inédita na área da saúde no país
Prefeitura de Três Passos
Após ser inaugurado na última sexta-feira (6), iniciaram hoje (9), as atividades do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUS), de Três Passos. A estrutura foi construída em 2014 e no local deveria funcionar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após seis anos de tratativas administrativas com o ministério da Saúde foi acertado que no local poderia funcionar um CIAC, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o prefeito José Carlos Amaral, como a União e o Estado não davam garantias de custear 75 por cento das despesas da UPA, optou-se, com o aval do ministério da Saúde, de utilizar a estrutura de outra forma. 
No espaço passam a funcionar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Érico Veríssimo, a central de vacinas do município, o Núcleo de Atenção à Saúde da Família, a central de dispensação de medicamentos, além da central de transporte, que atenderá o agendamento de pacientes que realizam tratamento fora do município.
A estrutura é pioneira no país e servirá de modelo para outros municípios que enfrentam as mesmas dificuldades e ainda não conseguiram abrir suas UPAs.
O vice-prefeito de Três Passos, Jorge Dickel, enalteceu a conquista para a comunidade loca. Ele entende que a administração do município não poderia deixar o prédio sem utilização, pois isso seria um desrespeito muito grande pelo dinheiro público. 
A mobilização para que o município recebesse uma UPA de porte I iniciou-se em 2009. As obras físicas ocorreram entre 2012 e 2014. Os equipamentos e mobiliários foram adquiridos em 2017 e 2018.
 
Fonte: Reda