Horário sem programação!

Meio Ambiente

Casal de urubu rei é visto no Parque do Turvo em Derrubadas

Casal de urubu rei é visto no Parque do Turvo em Derrubadas
Anderson Cristiano Hendgen/Parque do Turvo
  • 08/04/2020 - 13:04
  • Atualizado 08/04/2020 - 18:54

Um casal de urubu reis foi avistados pela equipe de fiscalização do Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. O local está temporariamente fechado para visitação do público, em função da quarentena.

A fiscalização, porém, segue diariamente, pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente do estado. O urubu rei, que é o maior e mais colorido do Brasil, é considerado raro, e está na lista de ameaça de extinção no estado.

O urubu adulto apresenta plumagem predominantemente branca, com as pontas das asas e a cauda pretas. A cabeça e o pescoço são nus e violáceo-vermelhos. O bico tem uma saliência carnuda amarelo-alaranjada. 

O nome popular está associado à exuberante coloração, presente na cabeça, e ao bico forte que permite abrir as partes mais difíceis da carcaça de um animal grande. 

Esta ave mede até 80 centímetros de comprimento. A envergadura das asas pode chegar a 1,80 metro. A fêmea, maior que o macho, pode pesar até 3,70 quilos.

Fonte: Portal G1