Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Saúde

Secretaria da Saúde muda local da vacinação contra a gripe em Três de Maio

Secretaria da Saúde muda local da vacinação contra a gripe em Três de Maio
Reprodução/Internet
  • 15/04/2020 - 12:57
  • Atualizado 15/04/2020 - 15:26

Começa amanhã (16) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Esta nova fase é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A vacina não protege contra o coronavírus, mas contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e influenza B linhagem B/Victoria.

Em Três de Maio as 800 doses que chegam hoje à cidade serão aplicadas nos postos de saúde da cidade e dos distritos rurais. Na primeira etapa destinada para idosos e profissionais da saúde a vacinação ocorreu em frente à Prefeitura.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Tatiane Wächter, devem ser vacinadas 2,5 mil pessoas nesta nova etapa. A mudança de local, conforme ela, facilita a identificação das pessoas com condição clínica especial pela equipe de saúde do bairro onde residem.

A enfermeira disse que, diferente de anos anteriores, na Unidade Central de Saúde não terá vacinação contra a gripe desta vez.

Tatiane disse ainda que a primeira etapa alcançou a meta de imunizar 96% dos idosos do município. Já entre os profissionais de saúde o percentual de imunização é bem menor: 51%.

A última e terceira etapa começa no dia 9 de maio. Os grupos prioritários serão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e professores.

Fonte: Redação