Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Osmar Terra afirma que isolamento social é inútil para conter covid-19

Osmar Terra afirma que isolamento social é inútil para conter covid-19
Agência Brasil
  • 22/04/2020 - 14:43
  • Atualizado 22/04/2020 - 19:51

O deputado federal Osmar Terra afirmou na manhã desta terça-feira (21) que o isolamento social é inútil para conter o coronavírus. Terra defendeu a reabertura das atividades comerciais em todo o país e isolamento apenas aos idosos e pessoas com doenças preexistentes.

O parlamentar criticou a cobertura das grandes redes de TV que, segundo ele, disseminaram o medo na população, como se o mundo fosse acabar. Afirmou que os danos econômicos do isolamento social podem ser muito piores do que a covid-19.

Questionado pelo jornalista Alexandre de Souza se as suas informações teriam embasamento científico, o deputado, que também é médico, disse que aprendeu a lidar com situações extremas na prática quando era secretário estadual da Saúde no Rio Grande do Sul com a epidemia de H1N1.

- Aquela vez, a H1N1 entrou pela Argentina e nosso estado foi atingido em cheio. Não havia tempo para planejar a estratégia de enfrentamento e tivemos que agir. Em duas semanas, todos os leitos de UTI disponíveis no Rio Grande do Sul estavam ocupados. Nós criamos novas vagas para atender as pessoas infectadas. Agora, não adianta o atual governador ficar falando que o sistema hospitalar corre o risco de entrar em colapso, ele tem é que aumentar o número de leitos e respiradores. – afirmou o emedebista.

O ex-ministro da Cidadania de Jair Bolsonaro disse que o melhor que as pessoas podem fazer para prevenir a doença é higienizar constantemente as mãos e usar máscaras de proteção.

- Hoje é muito mais arriscado ir a um supermercado devido a aglomeração. Você pega uma mercadoria para olhar o preço na qual várias outras pessoas colocaram as mãos antes – alertou.

Terra afirmou que 99% das pessoas não terão nenhum sintoma e que apenas os grupos de risco devem ser isolados.

A Organização Mundial da Saúde tem defendido medidas de isolamento social para que os sistemas de saúde não entrem em colapso por meio de picos muito altos de infectados graves. A instituição afirma que não são apenas os idosos e as pessoas com doenças preexistentes que estão tendo que ser auxiliados por aparelhos de respiração.

 

Fonte: Redação