Horário sem programação!

Saúde

Confirmados três casos de dengue em Três de Maio

Confirmados três casos de dengue em Três de Maio
Paulo Marques
  • 24/04/2020 - 13:23
  • Atualizado 24/04/2020 - 22:34

Três de Maio registrou os três primeiros casos de dengue em 2020. Conforme a secretária municipal da Saúde, Gislaine Mella, o diagnóstico de dengue foi confirmado após exames realizados em laboratório particular no início da semana. Tratam-se de dois moradores da área central da cidade e um do bairro Oriental.

Em entrevista à Colonial FM, Gislaine disse que dois casos são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do próprio município e um importado.

Além desses, há outros dois casos suspeitos no município que estão sendo investigados no Laboratório Central do Estado (Lacen-RS).

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, infectado pelo vírus. O tempo médio de vida do mosquito é de 45 dias, porém ele é capaz de infectar até 300 pessoas neste período.

A Prefeitura de Três de Maio começou nesta semana a utilizar o carro fumacê para realizar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O mosquito se reproduz em água parada. Por isso, é essencial que as pessoas estejam vigilantes e façam a sua parte.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são febre acima de 38º C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Os pacientes infectados com o vírus também podem apresentar fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção, coceira na pele, perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na forma mais grave, a dengue pode causar dores abdominais intensas, vômitos persistentes e sangramento das mucosas.

As pessoas que apresentarem os sintomas da doença devem procurar um serviço de saúde para terem o diagnóstico e tratamento adequados.

Fonte: Redação