Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Saúde

Uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir de hoje em Santo Ângelo

Uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir de hoje em Santo Ângelo
Reprodução/Facebook/Prefeitura de Santo Ângelo
  • 01/05/2020 - 10:21
  • Atualizado 01/05/2020 - 19:45

A partir desta sexta-feira, é obrigatório o uso de máscara em Santo Ângelo. A determinação foi oficializada no Decreto 3.908/2020, assinado pelo prefeito Jacques Barbosa na terça-feira (28). O uso obrigatório de máscaras de proteção buco facial vale para proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e da construção civil, com funcionamento autorizado e no interior de igrejas, templos, academias, restaurantes, lanchonetes e similares. Trabalhadores e usuários do transporte coletivo urbano e individual de passageiros (táxi e aplicativos) em circulação no município e servidores públicos municipais também deverão usar máscara.

O decreto estabelece ainda que é proibida a circulação de pessoas sem a máscara nas repartições públicas do município e o usuário sem proteção não terá acesso aos serviços de transportes. Também, recomenda a utilização para circulação nas vias de Santo Ângelo.

Pessoas que descumprirem as determinações do decreto estão sujeitos à penalização com aplicação de multa, interdição total ou parcial da atividade e cassação dos alvarás da empresa. As multas foram fixadas em R$ 150 aos estabelecimentos e as pessoas que circularem no interior dos locais sem a devida proteção. Para denúncias relacionadas ao descumprimento das regulamentações do decreto, está disponível o telefone (55) 99707-1919, com atendimento 24 horas.

A cidade missioneira teve registrado ontem a primeira morte por coronavírus. A vítima, de 39 anos, era caminhoneiro e se encontrava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Ângelo (HSA) desde o último dia 24. O motorista havia retornado do Estado de São Paulo no dia 21 de abril,

O Comitê Temporário de Enfrentamento ao novo Coronavírus de Santo Ângelo deu início, nesta semana, à barreiras sanitárias na Estação Rodoviária da cidade. Os passageiros que chegam à cidade devem preencher um formulário com informações sobre a origem e o motivo da viagem e se apresentaram sintomas gripais recentemente. As equipes realizam a aferição da temperatura corporal.

O secretário de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, explica que caso o passageiro acuse a temperatura acima dos 38ºC será encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para verificar o seu estado de saúde.

Fonte: Redação