Horário sem programação!

Geral

Rádio Colonial de Três de Maio comemora 65 anos

  • 02/05/2020 - 20:37
Rádio Colonial de Três de Maio comemora 65 anos

A Rádio Colonial faz 65 anos neste domingo, dia 3 de maio. A primeira transmissão oficial da emissora, em Amplitude Modulada, ocorreu em 1955 concomitante à emancipação de Três de Maio. Os moradores da antiga Vila Buricá, que pertencia a Santa Rosa, passaram a viver em um novo município, já contando com um veículo de comunicação sonoro local, que divulgava as informações de interesse da comunidade graças ao empenho do empresário e político Germano Dockhorn.

O diretor da Colonial, Bruno Rogério Dockhorn, neto de Germano, lembra que o rádio não estava acessível para todas as famílias, pois os aparelhos receptores eram muito caros para os padrões de vida da época. Os aparelhos eram considerados como móveis ficavam fixos nas salas das residências, local onde as pessoas costumavam se reunir para escutar os programas.

Ao longo destas seis décadas e meia, a Colonial contou aos seus fiéis ouvintes diários os fatos que marcaram a história de Três de Maio, desde os primeiros acontecimentos no vilarejo com poucas casas, um comércio incipiente e ruas de chão batido até chegarmos aos dias atuais, com a grande transformação econômica e social impulsionada pelo agronegócio e o desenvolvimento do comércio, da indústria e prestadores de serviço locais, tornando a cidade referência regional em áreas como cooperativismo, saúde e ensino superior.

Dockhorn acredita que os próximos capítulos desta história também vão ser acompanhados de perto pela emissora:

- Somos uma das emissoras de rádio pioneiras no Estado do Rio Grande do Sul. Agora estamos nas mídias digitais e planejando mais novidades para os nossos ouvintes. Quando surgiu a televisão, alguns diziam que o rádio ia desaparecer. O mesmo acontecer com a Internet. Mas o rádio sempre soube se reinventar e continuará fazendo parte da vida das pessoas – lembrou o radiodifusor.

Para marcar o aniversário de 65 anos, a Colonial lançou o seu novo site com inovações que vão do design mais moderno a novos recursos.

Foi realizado também um programa especial na manhã deste sábado (2) com o sorteio de prêmios e a participação do atual elenco de comunicadores da rádio. Uma das principais lembranças do locutor Paulo Marques, que também é narrador esportivo, que está há trinta anos na Colonial, era os convites para jogos que os times de futebol e futsal da cidade e do interior dos municípios da região faziam pela rádio. As partidas eram confirmadas pelas equipes convidadas durante a programação.

Vários ouvintes relataram belas histórias que evidenciam a importância da emissora em suas vidas, como uma senhora que lembrou que a família costumava levar o aparelho de rádio junto para o meio da lavoura para acompanhar as rádios-novelas. Como o solo tinha muitas pedras, ela contou que, muitas vezes, era preciso dar uma pausa no trabalho com as enxadas para não atrapalhar o diálogo entre os atores e atrizes, que saia da “caixinha mágica sonora”.

Fonte: Redação