Horário sem programação!

Saúde

Decreto tornará obrigatório uso de máscaras em lojas, serviços e repartições públicas de T. de Maio

Decreto tornará obrigatório uso de máscaras em lojas, serviços e repartições públicas de T. de Maio
  • 05/05/2020 - 14:26
  • Atualizado 05/05/2020 - 21:37

A Prefeitura de Três de Maio publica um decreto nesta quarta-feira (6) que vai obrigar o uso de máscaras de proteção no comércio do município. A medida é uma ação de prevenção ao coronavírus na cidade. Três de Maio não registrou até a tarde desta terça-feira (5) nenhum casos da covid-19, porém há três casos suspeitos em investigação laboratorial.

O texto está sendo finalizado na tarde de hoje (5) pelo secretário municipal do Planejamento, João Carlos Binicheski, e pela procuradora do município, Melissa Fleck.

Além de fornecer máscaras a seus funcionários, as empresas deverão orientar os clientes para o uso do equipamento de proteção. Caso a pessoa entre no estabelecimento sem o acessório, o proprietário e o consumidor estarão sujeitos a multa.

Também será obrigatório usar máscaras em supermercados, bancos, igrejas, academias e repartições públicas.

As máscaras exigidas para a população serão de fabricação caseira de tecido, TNT ou descartáveis.

A Prefeitura está adquirindo máscaras que serão distribuídas para a população de baixa renda e pessoas que estiverem eventualmente em filas, por exemplo de bancos e casas lotéricas.

O uso não será obrigatório nas ruas de Três de Maio, mas a prefeitura recomenda que a população use o item para se proteger.

Orientações

As máscaras devem garantir que o tecido cubra a boca e o nariz, de forma a conter partículas de saliva. Caso sejam produzidas de forma caseira, devem ser observadas as orientações do Ministério da Saúde.

A máscara caseira deve ser de uso individual, não podendo ser compartilhada com ninguém, mesmo sendo pessoa da família.

A orientação é que sempre que sair de casa, a pessoa deve levar uma máscara de reserva, assim como ter uma sacola plástica para guardar a máscara quando trocá-la; sempre manter o elástico ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, de forma que a máscara proteja a boca e o nariz e enquanto estiver utilizando a máscara, evitar tocá-la e ficar ajustando a todo tempo.

Ao chegar em casa, a pessoa deve somente retirar a máscara após higienizar as mãos com água e sabão; fazer a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos, sendo que a proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água.

Após o tempo de imersão, deve-se realizar o enxague em água corrente e lavar com água e sabão; após a secagem da máscara caseira, utilizar ferro de passar roupa e acondicioná-la em saco plástico. A máscara deve estar seca para sua reutilização.

Fonte: Redação