Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Educação

Estudantes de medicina de Santa Maria tem colação de grau por videoconferência

Estudantes de medicina de Santa Maria tem colação de grau por videoconferência
  • 07/05/2020 - 16:48

A 100ª turma de medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se formou na manhã desta quinta-feira (7) por videoconferência. Os novos profissionais pediram para antecipar a formatura, que ocorreria em agosto, para poderem atuar no enfrentamento ao coronavírus e colaram grau em suas casas.

São 59 novos médicos aptos a atuar em hospitais e unidades de saúde. Para o reitor Paulo Afonso Burmann, a medida favoreceu os alunos e a sociedade sem se descuidar das orientações das autoridades de saúde de evitar aglomerações.

“É mais um esforço que a UFSM empenha na direção do enfrentamento da Covid-19, atendendo à estratégia do isolamento”, diz Burmann.

Em abril, o Ministério da Educação emitiu uma portaria que permite que alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia possam se formar antecipadamente desde que pelo menos 75% da carga horária de cada curso esteja concluída.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, logo após a suspensão das atividades presenciais, em meados de março, os formandos procuraram a coordenação e solicitaram o adiantamento das atividades para concluir, em 45 dias, os créditos que faltavam.

“Nossos alunos estão antecipando a colação, mas totalmente integralizados. Ou seja, com 100% dos créditos cumpridos, o que é muito importante”, afirma.

A solenidade, conduzida a partir da Sala dos Conselhos, na reitoria da UFSM, contou com poucas pessoas, como o reitor, coordenadores, diretores, paraninfo, patrono, orador e juramentista. Todos a mais de 2 metros de distância entre si.

Fonte: Com informações do Portal G1