Ouça agora

JORNAL DO MEIO DIA

com PAULO MARQUES

Educação

Estudantes de medicina de Santa Maria tem colação de grau por videoconferência

  • 07/05/2020 - 16:48
Estudantes de medicina de Santa Maria tem colação de grau por videoconferência

A 100ª turma de medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se formou na manhã desta quinta-feira (7) por videoconferência. Os novos profissionais pediram para antecipar a formatura, que ocorreria em agosto, para poderem atuar no enfrentamento ao coronavírus e colaram grau em suas casas.

São 59 novos médicos aptos a atuar em hospitais e unidades de saúde. Para o reitor Paulo Afonso Burmann, a medida favoreceu os alunos e a sociedade sem se descuidar das orientações das autoridades de saúde de evitar aglomerações.

“É mais um esforço que a UFSM empenha na direção do enfrentamento da Covid-19, atendendo à estratégia do isolamento”, diz Burmann.

Em abril, o Ministério da Educação emitiu uma portaria que permite que alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia possam se formar antecipadamente desde que pelo menos 75% da carga horária de cada curso esteja concluída.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, logo após a suspensão das atividades presenciais, em meados de março, os formandos procuraram a coordenação e solicitaram o adiantamento das atividades para concluir, em 45 dias, os créditos que faltavam.

“Nossos alunos estão antecipando a colação, mas totalmente integralizados. Ou seja, com 100% dos créditos cumpridos, o que é muito importante”, afirma.

A solenidade, conduzida a partir da Sala dos Conselhos, na reitoria da UFSM, contou com poucas pessoas, como o reitor, coordenadores, diretores, paraninfo, patrono, orador e juramentista. Todos a mais de 2 metros de distância entre si.

Fonte: Com informações do Portal G1