Ouça agora

SÁBADO EM FESTA

com JEVERSON MARTINS

Regional

Primeiro paciente recuperado da Covid-19 em Três Passos recebe alta

  • 07/05/2020 - 19:45
  • Atualizado 07/05/2020 - 19:51
Primeiro paciente recuperado da Covid-19 em Três Passos recebe alta
Prefeitura de Três Passos

No dia em que o número de casos confirmados de covid-19 saltou de 23 para trinta, o município registrou o primeiro paciente recuperado da doença provocada pelo Sars-Cov-2, o novo coronavírus. Rogério Beier, 47 anos, não apresenta mais sintomas, após 14 dias de isolamento domiciliar.

A médica, Lilian Nunes e a enfermeira, Fancieli Gelain, ambas profissionais da Prefeitura Municipal, e que integram a equipe da Unidade Sentinela, estiveram na casa do paciente, seguindo protocolos do Ministério da Saúde, para conceder a alta domiciliar.

De acordo com a doutora Lilian, o paciente está sem sintomas sugestivos e passou do período de 14 dias do isolamento, considerado ciclo viral da doença, tendo todos os cuidados necessários. “Esse quadro, observando o protocolo do Ministério da Saúde, nos permite com segurança conceder alta a ele”, explicou. A médica recomendou ao paciente que ele precisa continuar tomando todas as medidas de prevenção orientadas, como: “usar máscara, trocar a roupa sempre que voltar para casa e tomar banho, não dividir chimarrão e o hábito primordial de lavar as mãos e manter a higienização com álcool gel e álcool 70%, tanto em móveis quanto em utensílios. São cuidados que devem ser seguidos por você e por sua família”, disse ela.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, disse ser esta, uma grande vitória para todos. “Estamos nos dedicando profundamente por meio de ações para evitar a transmissão e contaminação do coronavírus no município e, para que também, tenhamos mais vitórias como esta do Rogério. Queremos ver todos vem e os doentes se curarem. Mas a população precisa fazer a sua parte, seguindo todas as recomendações, isso é essencial”, ressaltou.

O paciente foi diagnosticado por Covid-19 através do teste rápido, conduzido, orientado e atendido pela Unidade Sentinela, sem necessidade de internação hospitalar. A esposa Giovana, 45 anos, e a filha, foram testadas, tanto por coleta de sangue, quanto teste rápido, e o resultado foi negativo para a doença.

Dos cuidados, a esposa, isolou um cômodo da casa para e Rogério ficou isolado do restante da família, tendo seus utensílios e onde diversas vezes era realizada a higienização.

De alta e curado, Rogério comemorou a grande notícia, agradeceu a família, a Unidade Sentinela e Prefeitura pelo atendimento, no entanto, fez um apelo para que a população tenha cuidado, pois, a doença não é brincadeira e ninguém tá livre de ser infectado pela Covid-19: “pessoal se cuidem, lavem as mãos, usem máscara e façam a higienização”. Sobre os sintomas, ele explicou que apenas teve febre 1 dia e meio, e depois não sentiu mais nada.

Nessa semana, também, recebeu a alta hospitalar o único caso positivo da Covid-19 que necessitou internação no Hospital de Caridade, no entanto, o mesmo ainda não passou pelo procedimento de alta por parte da Unidade Sentinela que ocorre no período certo. 

Fonte: Com informações da Prefeitura de Três Passos