Ouça agora

EXPRESSO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Saúde

Saiba onde se vacinar contra a gripe em Três de Maio na terceira fase da campanha

Saiba onde se vacinar contra a gripe em Três de Maio na terceira fase da campanha
Reprodução/Internet
  • 11/05/2020 - 10:20
  • Atualizado 11/05/2020 - 10:21

A partir de hoje, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência estão incluídas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe.

Para as crianças as doses estão disponíveis exclusivamente na Unidade Central. Até quinta-feira (14) o atendimento foi ampliado até às 20h. Já os demais grupos prioritários devem procurar a vacina nas unidades básicas de saúde.

As pessoas que fazem parte do público alvo da primeira e da segunda fases da campanha que não tenham se vacinado, ainda podem buscar a imunização nos pontos de vacinação.

Para evitar aglomerações em função do novo coronavírus, a realização do Dia D foi cancelada pelo Ministério da Saúde.

Professores e adultos de 55 a 59 anos poderão se vacinar de 18 de maio a 5 de junho.

Os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) mostram que desde o início da campanha, no dia 23 de março, já foram vacinadas 6.136 mil pessoas dos grupos prioritários em Três de Maio, o que dá um 58,98% de um total de 10.404.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 1.411 mil crianças na faixa etária indicada na campanha, 222 gestantes e 36 mil puérperas.

A Prefeitura de Três de Maio superou a meta de vacinação de idosos que era de 3.910. No total, 4.429 pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas no município.

O sistema do Ministério da Saúde mostra ainda que 910 da meta de 2.025 pessoas com doenças crônicas não transmissíveis foram vacinadas contra a gripe desde 16 de abril, início da segunda fase da campanha. Estão incluídas aí pessoas com problemas respiratórios crônicos, cardiopatias, doenças renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, hipertensão, obesidade, imunossupressão, transplantados e trissomias.

Fonte: Redação