Ouça agora

NA PONTA DO LÁPIS

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Confirmados mais quatro casos de dengue em Três de Maio

  • 11/05/2020 - 17:01
  • Atualizado 11/05/2020 - 21:40
Confirmados mais quatro casos de dengue em Três de Maio
Reprodução/Internet

Mais quatro casos de dengue foram confirmados em Três de Maio nesta segunda-feira (11). Conforme a Vigilância Epidemiológica do município, tratam-se de dois moradores d área central da cidade e outros dois do bairro Oriental. 

Agora, o total de casos da doença em 2020 no município é de onze. Apenas um deles é importado, os demais foram picados pelo mosquito Aedes aegypti em nossa cidade. Os exames foram realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS).

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 77% das cidades gaúchas são consideradas infestadas pelo Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e febre chikungunya. O Noroeste é a região com a pior situação e também a que registrou as quatro mortes. Para as autoridades de saúde, o combate à proliferação do mosquito depende das ações da população para evitar as larvas do Aedes.

Quais são os sintomas da dengue?
Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

São sinais de alarme da dengue os seguintes sintomas:
Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome.
Vômitos persistentes.
Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico).
Sangramento de mucosa ou outra hemorragia.
Aumento progressivo do hematócrito.
Queda abrupta das plaquetas. 

Fonte: Redação