Ouça agora

CONEXÃO 94,7

com MAGLIA MAICÁ

Clima

RS em alerta para temporais nesta quinta-feira

  • 21/05/2020 - 10:36
RS em alerta para temporais nesta quinta-feira

Uma grande frente fria está em formação entre Paraguai, Argentina e Brasil, mas a circulação de ventos desde a superfície até os níveis mais altos da atmosfera já está favorecendo a formação de nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul.

O estado gaúcho fica em alerta nesta quinta-feira (21) para chuva forte e volumosa, descargas elétricas e ventos que podem chegar a 80 km/h na maior parte do estado e a 90 km/h na região serrana. As informações do Instituto Clima Tempo.

Amanhã, sexta-feira (22) a frente fria já formada avança por Santa Catarina e Paraná e deixa toda a Região Sul em alerta para temporais. Há previsão de grandes volumes de chuva, com potencial para alagamentos. A chuva mais volumosa se concentra entre o oeste e norte do Rio Grande do Sul e o centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Durante o fim-de-semana, as áreas de chuva enfraquecem sobre o Sul do Brasil.  A presença de um ciclone extratropical na costa da Região Sul provoca fortes rajadas de vento.

É durante fim de semana que o ar frio de uma nova massa de ar de origem polar avança com força causando acentuada queda da temperatura.

Começa a esfriar no sábado, mas o frio aumenta no domingo. A madrugada do domingo será gelada. As nuvens carregadas saem do Sul do Brasil e o sol volta a predominar.

Fonte: Redação