Ouça agora

CAFÉ DOS CAMPEÕES

com CARLOS NORBERTO FILIPIN

Regional

Mulher de Santo Augusto que havia sido transferida para o S. Vicente estava com Covid-19

  • 03/06/2020 - 13:59
  • Atualizado 03/06/2020 - 17:36
Mulher de Santo Augusto que havia sido transferida para o S. Vicente estava com Covid-19
Reprodução/Internet

A Prefeitura de Santo Augusto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na manhã desta quarta-feira (3) a primeira morte por coronavírus de um morador da cidade. A mulher havia sido transferida no domingo (31) do Hospital Bom Pastor daquela cidade para o São Vicente de Paulo de Três de Maio. Ela procurou um dia antes o hospital de Santo Augusto com dificuldade para respirar e ficou em observação. O quadro da paciente acabou se agravando no domingo e ela teve ser trazida para Três de Maio, mas acabou morrendo. 

A mulher de 55 anos tinha histórico de diabetes, hipertensão, cardiopatia e obesidade.

Leia a nota da secretaria municipal da Saúde de Santo Augusto:

A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que recebeu na manhã de hoje, dia 03 de junho, o resultado do exame referente à Covid-19 da paciente que veio a óbito no domingo. O resultado confirmou POSITIVO.
 
Trata-se de paciente do sexo feminino, 55 anos, de Santo Augusto, com dificuldades respiratórias, a qual foi avaliada no Hospital Bom Pastor e apresentava comorbidades como diabetes, hipertensão, cardiopatia e obesidade. Houve piora no quadro e a mesma foi transferida para Três de Maio no domingo, onde veio a óbito.
 
A paciente e os familiares não informaram no momento da internação histórico de viagens ou visitas de pessoas de outros municípios, porém após o óbito iniciou-se a investigação da Vigilância Epidemiológica, onde repassaram que a paciente havia se deslocado para outro município e retornando há 10 dias, bem como recebeu visitas de familiares provenientes de municípios com casos positivos. Informamos também que a paciente não procurou o sistema de saúde anteriormente ao dia da internação.
 
Ressaltamos que todas as medidas de prevenção à transmissão foram tomadas pela equipe, inclusive a não realização do velório, bem como o rastreio, monitoramento e isolamento dos familiares e contatos.
 
Por conta própria, os familiares da paciente foram para outra cidade e a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica daquele município, repassando as informações para seguirem o monitoramento que está sendo realizado por nossas equipes.
 
Santo Augusto, 03 de junho de 2020
 
Andiara Martins – Secretária Municipal de Saúde

Fonte: Redação