Ouça agora

JORNAL DO MEIO DIA

com PAULO MARQUES

Clima

Sul do Brasil tem alerta de temporais nesta quinta-feira

  • 04/06/2020 - 10:06
Sul do Brasil tem alerta de temporais nesta quinta-feira

Novas áreas de instabilidade se desenvolvem entre o Paraguai, o norte da Argentina e o Sul do Brasil durante esta quinta-feira, 4 de junho. Nuvens carregadas vão se espalhar sobre a Região Sul provocando pancadas de chuva em praticamente toda a Região.

Conforme o instituto de meteorologia Climatempo, as próximas 48 horas são de alerta para temporais no Sul do Brasil. Há risco de chuva moderada a forte e de rajadas de vento moderadas a fortes nas outras áreas do Sul do Brasil.

A chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o oeste do Paraná e de Santa Catarina e aqui no noroeste do Rio Grande do Sul. Nestas regiões, as rajadas de vento podem alcançar até 80 km/h.

A população da Região Sul deve ficar atenta durante a sexta-feira, 5 de junho, por que as áreas de instabilidade se intensificam com a chegada de um forte sistema de baixa pressão atmosférica. Entre sexta-feira e o sábado, 6, vai ocorrer a formação de uma nova frente fria, situação que tecnicamente é chamada de frontogênese.

Esta frontogênese vai ocorrer entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina e toda a Região Sul do Brasil fica sujeita temporais nesses dois dias. Há risco de rajadas de vento em torno de 100 km/h.

Fonte: Redação